Centro Educacional Pioneiro

2018

Após uma recente experiência em que projetamos uma sala de estudos em um contêiner da cobertura da escola, fomos convidados mais uma vez pelo Centro Educacional Pioneiro, dessa vez para uma intervenção maior.

O colégio buscava uma renovação de seus espaços que trouxesse mais modernidade e inovação. Para a atualização, três salas foram selecionadas: a sala dos professores, a sala de tecnologia e a biblioteca. Os professores precisavam de um espaço mais adequado para ficarem entre as aulas. Além de uma mesa compartilhada para que eles pudessem trabalhar, criamos um espaço de descanso e uma copa, onde pudessem realizar refeições.

A antiga sala de tecnologia era pequena para comportar os alunos, professores e espaços de armazenagem. Pensando nisso, além de uma expansão do espaço, criamos um grande móvel de compensado de pinus com nichos e armários, que dividiu a sala na área dos professores e a dos alunos.

Uma das principais demandas para a biblioteca é que ela fosse vista de fora. Por isso, foram colocados vidros que permitem a quem transita pelo corredor observar esse espaço renovado e alegre, com suas chapas de madeira em um degradê de azul que preenchem todo o teto. As estantes foram mantidas baixas para permitir maior contato entre os alunos que ali frequentam e espaços foram desenvolvidos para trabalhos em grupo.

 

2019

No ano seguinte, fomos chamados novamente para transformar novamente alguns espaços que precisavam de uma renovação para manter o padrão que a escola está seguindo.

O primeiro ambiente renovado esse ano foi a sala de audiovisual do colégio, que também precisava se tornar um ambiente mais moderno e harmonioso com a nova proposta de ensino. A criação de um forro central cortando a sala, que conversa com os outros ambientes, ajudou a organizar a infra dos equipamentos e ar condicionado do espaço. Além disso, um grande painel de madeira ao fundo esconde o armário existente e ressalta a arte feita pela artista Camila Gondo, ex-aluna do colégio.

O primeiro ambiente transformado foi a recepção, que por muitos anos se manteve inalterado, sem criar qualquer experiência para os visitantes, sendo um espaço frio e sem vida. O espaço precisava de uma atenção especial, e para isso buscamos trazer um pouco mais de conforto o local. Criamos um banco lateral que acompanha o balcão da recepção, para que pais e filhos consigam esperar confortavelmente, e resolvemos deixar o quadro da fundadora da escola em destaque, salientando o respeito que todos da instituição possuem por ela.

Para trazer um pouco da modernidade que a escola está buscando, resolvemos colocar um painel ripado que atravessa a sala, indo até a parede da recepção, destacando a logomarca do colégio. Na parede lateral, foram colados adesivos de boas-vindas nas diferentes línguas ensinadas pela escola.

O laboratório do colégio também está de cara nova para atender as diferentes atividades que o programa pedagógico exige. O espaço, que antes era um laboratório de ciências e possuía bancadas fixas, necessitava de mobiliários inteligentes e que fossem facilmente movimentados para que o espaço fosse capaz de receber diferentes formas de layout, deixando ao alcance dos alunos a maior parte das ferramentas e equipamentos. O projeto desse ambiente teve como principal elemento o novo forro perfurado amarelo que leva elétrica a todos os pontos necessários, além de se transformar em um grande painel de ferramentas na parede.

Uma curiosidade é que os coordenadores do colégio pediram para que mudássemos o tampo da mesa dina para um formato curvado, para que elas se encaixassem em formatos diversos na sala de aula. A fabricação digital nos ajudou nesta personalização de nosso design de forma rápida e efetiva.

Outro ambiente renovado esse ano foi a sala de audiovisual do colégio, que também precisava se tornar um ambiente mais moderno e harmonioso com a nova proposta de ensino. A criação de um forro central cortando a sala, que conversa com os outros ambientes, ajudou a organizar a infra dos equipamentos e ar condicionado do espaço. Além disso, um grande painel de madeira ao fundo esconde o armário existente e ressalta a arte feita pela artista Camila Gondo, ex-aluna do colégio. Todo o projeto foi feito durante as férias de julho, com exceção da sala de audiovisual, que foi feita nas férias de janeiro.

Detalhes

  • Ficha Técnica: Educacional | 480m2
  • Projeto | Execução: 2017-2018 | 2018-2019
  • Fotos: Guilherme Pucci / Hugo Chinaglia

VER MAIS

Let`s work together
× Fale com o STUDIO DLUX pelo WhatsApp!